espectáculos performances


Jérôme Bel (França France)
Luiz de Abreu (Brasil Brazil)
Isabel Torres
o samba do crioulo doido
 

dança dance

duração duration ±1h30min
com intervalo with break
15 / 7,5 euros
são luiz teatro municipal
terça tuesday 6, 21h00
quarta wednesday 7, 21h00

Isabel Torres + o samba do crioulo doido

isabel torres
Sozinha em palco está uma bailarina, vestida de fato de treino, o tutu no braço. Conta-nos da sua vida diária na companhia de bailado, mostra fragmentos de coreografias e faz comentários, desvendando, no processo, a grande máquina que está por detrás dos espectáculos que os bailarinos nos apresentam noite após noite, mês após mês, ano após ano. A bailarina anónima torna-se uma pessoa, com as suas opções, as suas preocupações e os seus sonhos: Isabel Torres.

A dancer enters the stage, dressed in a tracksuit, holding her tutu in her arms. She tells us about daily life in the company, shows fragments of choreographies and makes comments. Thus, she reveals something of the grandiose machinery behind the shows the dancers put on stage night after night, month after month, year after year. The anonymous chorus dancer becomes a person, with her choices, her worries and her dreams: Isabel Torres.

o samba do crioulo doido
O Samba trata da resistência do negro na história brasileira e da importância do seu corpo na construção de sua identidade. Samba, carnaval e erotismo constituem elementos aos quais o corpo negro brasileiro geralmente é associado. Dentro de um cenário composto por bandeiras brasileiras, Luiz de Abreu constrói em cena imagens corporais reconhecíveis e fragmentadas, questionando este 'corpo negro' objectificado.

O Samba contemplates the resistance of the black population throughout Brazilian history and questions the role of the body in the construction of identity. Samba, carnival and eroticism are the constitutive stereotypes associated with the “black body“ in Brazilian culture. On a stage dominated by the Brazilian flag, Luiz de Abreu demonstrates recognizable, but fragmented images, in order to question the objectivation of the “black body“.